Atrações Turísticas

Descubra as belezas de Capitólio - MG

Cachoeira Lagoa Azul

As duas quedas d’água da Cachoeira Lagoa Azul fazem a festa dos turistas que estão em passeios pelo Lago da Represa de Furnas. Uma das mais belas paradas do roteiro, essa cachoeira é um convite a um relaxante banho.

O visual é maravilhoso e merece ser curtido com calma. A depender do sol, a queda ganha tons de verde (apesar do nome) e o poço é na medida certa para um mergulho tranquilo.

Cachoeira da Filó

A Cachoeira do Filó é uma das mais fáceis de serem visitadas nos arredores de Capitólio e por isso mesmo costuma ser uma das mais cheias. Localizada à beira da MG-050 e praticamente sem trilha a ser percorrida, ela é o destino ideal para quem não quer esforço nenhum e deseja apenas um delicioso banho sob uma boa queda d’água. Bastará descer poucos metros caminhando na trilha de terra (menos de cinco minutos) para já estar de frente para a cachoeira.

Com um grande poço para banho e uma pequena prainha para pegar sol, a Cachoeira do Filó agrada especialmente às famílias com crianças. Em dias de feriado e finais de semana de sol, a cachoeira costuma ficar bem cheia, mas fora de alta temporada o local é bastante tranquilo.

Mirante dos Canyons

O Mirante dos Cânions de Capitólio é a imagem mais famosa entre todas as atrações da região. Também conhecido como Mirante dos Cânions de Furnas, o lugar permite ver do topo dos grandes paredões rochosos o imenso Lago de Furnas. A represa se tornou o “mar de Minas Gerais” e atrai milhares de turistas em busca de ótimos dias de passeio e mergulho. Para curtir o Lago de Furnas, vale fazer o passeio de lancha ou chalada, mas para vê-lo bem do alto e fotografar o cenário emoldurado pelos cânions o melhor é fazer uma visita ao mirante.

Localizado à margem da rodovia MG-050 e com fácil acesso, o Mirante dos Cânions de Capitólio é o passeio ideal para quem busca beleza sem muito esforço. Os carros estacionam bem próximos à entrada e a caminhada até os principais pontos do mirante é bem curta. Ótimo para aquela linda foto!

Poço da Juventude

Com fauna e flora bem ricas, o local é um verdadeiro paraíso onde você encontra quedas d’água, piscinas naturais, paredões, cânions, poços, grutas e caminhos de pedra, que são um convite a curtir o que a natureza, em sua mais primária condição, tem a oferecer a quem gosta de passear em meio à Mata Atlântica e o Cerrado.

Além do contato direto com a natureza, você se encanta com lindas paisagens e água pura e cristalina vinda do Ribeirão Quebra Anzol, que corta toda a área e deságua no Rio Grande, conhecido como o Mar de Minas. Isso combinado às pedras, em sua maioria, de quartzito branco, as quais norteiam o seu caminho ao conhecer o local.

Canyons de Furnas

Conhecido como a “Cidade Rainha dos Lagos”, Capitólio é um pequeno município localizado em uma parte muito privilegiada de Minas Gerais, entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas – as duas regiões, quando se encontram, formam algumas das paisagens mais imponentes e lindas do estado e do país, que ficou conhecida como os Canyons de Furnas.

Os canyons são canais, rodeados por paredões, que foram alagados, formando piscinas naturais de águas cristalinas, que fazem parte do imenso lago artificial de águas verde-esmeralda que dão forma ao “Mar de Minas” (Lago de Furnas), maior espelho d’água do mundo, com mais de mil quilômetros quadrados e quatro vezes maior que até mesmo a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro.

Cachoeira Fecho da Serra

A Cachoeira Fecho da Serra tem difícil acesso por estrada de terra e por isso costuma ser bem tranquila, mesmo em dias que Capitólio recebe grande número de turistas. Escondida nos arredores de outras atrações mais famosas, a Fecho da Serra acaba esquecida pelos visitantes, que perdem a oportunidade de ver uma das mais bonitas cachoeiras da região. Com forte queda d’água de 30 metros de altura e visual em meio a um lindo vale, a Fecho da Serra agrada pelo cenário e também pelo delicioso banho. Vale dizer que em períodos de chuva (como durante a nossa visita) a Fecho da Serra fica com grande volume de água, o que torna o banho perigoso e nada recomendado. O ideal para visitá-la é ir durante dias de sol, quando a cachoeira se mostra perfeita para relaxar.

Cachoeira Diquadinha Parte Alta

Ir para Capitólio e não tirar uma foto no famoso Mirante dos Canyons é praticamente um pecado! Logo no primeiro dia, percebemos que o local era muito cheio e disputado. Pela rodovia você encontra dezenas de carros e ônibus de excursões estacionados na região trazendo pessoas para contemplar a paisagem. E o legal, é que em frente o mirante dos Canyons tem uma pequena trilha que te leva a linda Cachoeira da Diquadinha.

Ponte do Rio Turvo

Excelente local de atendimento personalizado, tendo alguém para explicar os pratos ajuda na escolha, funcionários preparados para lhe receber e deixar todos a vontade. Recomenda-se fazer uma refeição no local.

O restaurante do Turvo é altamente recomendado . O que acontece é que supere as expectativas: atendimento e serviço super acolhedores e rápido. Os pratos muito frescos e bem feitos. Traíra grelhada com legumes, muito saborosa. Chama a atenção a qualidade dos legumes, outro ponto que nos favoreceu foi a possibilidade de sentarmos num espaço designado especialmente aos que tem Pets, Além de uma vista exuberante, tornando o passeio ou refeição algo inesquecível.